sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

CAPA PARA ENCOSTO DE CADEIRA


PASSO A PASSO :
Esta capa dá um pouco de trabalho para fazer. Como nunca tinha feito uma, e havia a necessidade de fazer as capas para minhas cadeiras não sujarem, resolvi comprar o tecido e tentar. Comprei o pano com uma cor que combinasse com a cor das cadeiras.  Tirei as medidas do encosto na largura , no comprimento que eu queria a capa, contando da frente até atrás, a largura da lateral e o seu comprimento. Para calcular o tecido contei mais ou menos pelo comprimento da capa vezes 6 cadeiras. Não lembro a quantidade que comprei. Fotos abaixo.








Fiz um molde com as medidas. O ideal é você aplicar o molde num tecido velho, costurar e ir ajustando o molde. Foi o que eu fiz, e mesmo assim  cada capa costurada antes de fazer a bainha eu vestia para ver se ficava bom e ajustava se precisava.


Risque o molde no tecido, de preferência a lápis para não errar. Procure distribuir as peças do molde de maneira a economizar tecido. A parte maior do tecido é cortada com o tecido duplo sem cortar a parte de cima para que o tecido fique sem costura em cima.


Como eu fiz o molde maior que deveria, o corte ficou sobre o risco, se não é preciso deixar meio centímetro para as costuras.



Não esquecer de verificar o lado do tecido na hora de riscar e costurar para não ficar avesso com direito.
Eu costurei imaginando a risca e tentando deixar meio centímetro.


O difícil na costura é fazer a curva, tem que ir devagar e virando como nas fotos abaixo.






Na foto abaixo está costurada a lateral ao corpo da cadeira.



Depois de costurar é necessário fazer pequenos piques (cortes) na curvatura para assentar melhor a costura, como na foto abaixo.


Depois de costurar tem que dar o acabamento na costura, que pode ser com máquina de faca ou zigue-zague.






Na foto abaixo os dois lados estão costurados e com acabamento nas costuras. Lado avesso.


Nesta foto a capa está virada do direito.


Costurar a bainha cuidando com as costuras das laterais para que fiquem viradas para fora. A bainha foi costurada a olho, já estou acostumada,mas pode ser  alinhavado antes de costura para não ficar torto.



Foto da minha cadeira com a capa. Depois do trabalho ficou muito bonito e prático, tem protegido bastante as cadeiras. Você pode fazer as capas mais compridas.





Nenhum comentário: